Você está em: Principal > Tecnologia > Especificações LASER

Especificações LASER



Os padrões de qualidade de um determinado equipamento são igualmente importantes para o fabricante e para o usuário. Os profissionais da área de mapeamento devem atentar para a exploração estatística em torno da qualidade de sistemas LASER. Por exemplo, todas as especificações de fabricantes que estabelecem uma grandez para a precisão vertical ficam incompletas sem a definição de um intervalo de confiança(1) e de uma altura de voo. Poucos usuários de sistemas LASER argumentam sobre o intervalo de confiança. A maioria fica surpresa ao entender que a estatística é válida para 1 sigma(2) (68% dos pontos testados).

Devido à atenção da Sociedade Americana de Fotogrametria e Sensoriamento Remoto (ASPRS-American Society for Photogrammetry and Remote Sensing) e um conjunto de voluntários representantes de fabricantes, universidades, setores governamentais e provedores de serviços formou-se o Subcomitê LIDAR da Divisão de Aplicações Fotogramétricas (LIDAR PAD-Photogrammetric Applications Division) da ASPRS.

Entre as iniciativas deste subcomitê está a criação de diretrizes operacionais para execução de levantamentos LASER, promover práticas consistentes, aumentar confiança dos usuários nos dados gerados e melhorar a adoção da tecnologia LASER.

Na Conferência Anual da ASPRS 2002, o subcomitê LIDAR apresentou o seguinte cronograma de eventos:

3l de Julho de 2002 Primeiro rascunho das Diretrizes Operacionais lançado para revisão e comentário.
Agosto/Setembro 2002 Período de revisão e comentário.
31 de Outubro de 2002 Submissão para Comitê de Padrões da ASPRS
Janeiro de 2003 Aprovação e Lançamento

As contribuições para o assunto podem ser enviadas para lidar_guidelines@asprs.org

Enquanto as normas não estão vigorando, devemos ter em mente que :

  • O intervalo de confiança(1) dos dados deve ser sempre bem declarado para evitar má interpretação do usuário;
  • Alguns sistemas LASER - rigorosamente calibrados dentro de um processo altamente estruturado - são capazes de obter até 90% de pontos com qualidade de 20 cm ou menos (a 1.000m de altura de voo) de maneira contínua e confiável. Até o momento, nenhum sistema aerotransportado comercial está capacitado a fornecer está mesma qualidade para 95% dos pontos testados (2 sigma(2))
  • As estatísticas citadas são válidas para terrenos limpos, planos e consistentes;
  • Mesmo com o uso de algoritmos de filtragem de objetos, alguns irão permanecer no modelo final e comprometerão a precisão declarada;
  • Breaklines podem ser necessárias em certos tipos de terreno e para captura correta de algumas características. O espaçamento entre pontos LASER no terreno é o único determinante da necessidade de breaklines em um determinado terreno.

Enquanto as Diretrizes Finais da ASPRS não estão disponíveis, pode-se encontrar algumas definições nos seguintes links:


(1) INTERVALO DE CONFIANÇA REPRESENTA LIMITES ONDE SEGURAMENTE A MÉDIA DOS VALORES DE UM CONJUNTO DE DADOS ESTÁ CONTIDA.
(2) SIGMA É O DESVIO PADRÃO DOS VALORES DE UM CONJUNTO DE DADOS.

Rua Dr. Reynaldo Machado, 1151 - Prado Velho, Curitiba - Paraná - Brasil | CEP: 80215-242 | Tel: (41) 3271-6000 Fax: (41) 3332-3273 | Latitude (GMS): -25° 27' 7,20672" - Longitude (GMS): -49° 15' 20,47880" | Alt. Geométrica (m): 892,599 - Sistema WGS84
Copyright ESTEIO 2001-2017 © - Todos os Direitos Reservados - Resolução mínima 1024px X 768px